Hoje em dia todo mundo tem um site, mas é muito comum esse ser apenas um ambiente institucional. A maioria dos gestores de comunicação e marketing de micro, pequenas e até médias empresas, prefere dedicar tempo produzindo conteúdos para redes sociais, supostamente falando com o seu público-alvo.
Se você tem um site apenas institucional ou que funciona como um catálogo dos seus produtos/serviços mas não tem uma atualização de conteúdo constante nem especializada, está perdendo grandes oportunidades de conversão e vendas. E aqui vai o alerta mais importante: não fique na mãe da rede social.
A indexação do conteúdo e os buscadores
Você sabia que 70% das pessoas começam a navegação a partir de um mecanismo de busca? Você sabia que mesmo que haja uma configuração para o conteúdo da fanpage da sua empresa ser achado pelo Google, ele nunca trará seus melhores resultados?
Há aqui uma “guerra” entre os poderosos da internet: Google não quer levar tráfego para o Facebook e este, por sua vez, não faz questão de ser amigável nos resultados de busca. Tio Markinho quer que a gente MORRA dentro das suas redes sociais, curtindo, compartilhando e buscando coisas mas sem ser muito amigável.
Mudando as regras
Além disso, o Facebook muda as regras o tempo todo. O alcance das publicações em fanpages diminui constantemente para fomentar o business: anúncios e publicações impulsionadas. Atualmente uma publicação pode atingir de 3 a 11%, ou seja, quase nada se não houver mídia paga envolvida.
Alguém pode dizer: ah! mas o Google também muda o algoritmo e as regras. Sim, é verdade, mas as mudanças são sempre em função da relevância real do conteúdo nas páginas de resultados. Ele não quer ser manipulado, ele quer entregar para o usuário o melhor conteúdo para o que foi buscado.
Imagine só que você tem 80% da sua audiência advinda de redes sociais. A princípio pode parecer que você tem muito tráfego porém sua audiência está muito sensível às mudanças das regras nas redes sociais – que focam sempre o próprio business.
Inverta o jogo
Não fique na mão da rede social, na dependência de tráfego e audiência. A regra é clara: bom conteúdo tem boa posição no ranking do Google e de outros buscadores.
Desenvolva uma estratégia de conteúdo, tenha uma calendário editorial e pautas definidas, saiba quem é seu público e se comunique diretamente com ele, escrevendo sobre o que ele procura e precisa! Assim você aumenta as referências/links sobre seu material, além do engajamento com shares e comentários nas redes sociais.
Sim! Você vai usar as redes sociais, mas não como repositório de conteúdo, como ferramenta de divulgação COMPLEMENTAR e sua audiência vai aumentar com o tráfego advindo dos resultados orgânicos dos grandes buscadores.