A cada dia, cresce o número de usuários de internet e as novas gerações, os chamados nativos digitais, começam a conquistar espaço no mercado de trabalho e a se transformar em potenciais consumidores. Elas vêm com uma nova lógica de relações comerciais: a compra está a um clique. Nesse contexto o e-commerce (comércio eletrônico) cresce em relevância.
As empresas e marcas serão obrigadas a desenvolver um bom modelo de comercialização de produtos e serviços, transacionados por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas. Será um caminho sem volta.
Para completar o ciclo, as mídias sociais também aparecem nesse contexto como grandes ferramentas de suporte para a geração de vendas no meio digital. O social commerce vem crescendo de forma exponencial ao permitir encontrar os públicos de interesse onde quer que eles estejam. Para criar a tua loja virtual, alguns passos são essenciais:
- Pesquise e estudar o mercado;
- Determine seus objetivos estratégicos;
- Analise e definir as plataformas e tecnologias adequadas ao seu negócio;
- Opte, comprar e registrar um bom domínio;
- Desenhe o fluxo (estoque e armazenamento dos produtos);
- Negocie a logística e entrega dos produtos com fornecedores;
- Defina e negociar com empresas financeiras as formas de pagamentos;
- Criae conteúdos descritivos sobre os produtos e serviços a serem comercializados;
- Coloque no ar e testar;
- Desenvolva uma estratégia de marketing e promoção;
- Aplique metodologias de controle de qualidade.
Estes são apenas alguns passos necessários para criar o teu e-commerce. Veja como colocar de pé o mais rápido possível os teus planos de vendas pela internet.