Há muita discussão sobre os choques de gerações, sobre a “nova” vida adulta. Talvez porque o acesso à tecnologia esteja transformando tudo muito rápido. Inclusive o comportamento das pessoas. As mudanças provocadas pela quarta revolução industrial preocupa os jovens. E isso provoca, atualmente, novos conflitos.
De certa forma, olhar para o futuro parece sombrio. As capacidades produtivas transformadas em atividades de computadores e máquinas, baixos salários e as incertezas do que vem pela frente faz com que a temida “crise da meia idade” seja antecipada. A geração conhecida como Millennials vem tentando prolongar a juventude. O fenômeno vem sendo chamado de suspended adulthood.
Apenas para termos uma ideia de como os jovens estão insatisfeitos com o modelo atual, a Young Women’s Trust encomendou uma pesquisa ao Populus Data Solutions. O estudo descobriu que, na Grã-Bretanha, 42% dos jovens descrevem-se como desgastados, 47% sem autoconfiança e 51% preocupados com o futuro. Fonte
A situação se agrava quando olhamos especificamente para o público feminino. O percentual de mulheres que relataram falta de autoconfiança foi de 54%, enquanto o de homens jovens chega a 39%. Soma-se a isso a questão do envelhecimento geral da população, que também desconfigura o cenário que encontramos no mercado hoje.
São números muito altos. Principalmente se encararmos que a faixa etária que diz isso – jovens de 18 a 30 anos – estão em um momento que, em teoria, é o mais pleno da vida. Aquele em que se decide aventurar, conhecer pessoas, construir uma carreira. Enfim, é um período turbulento, mas ávido. O que torna o resultado do levantamento ainda mais assustador.
Consolidação do perfil
Ah, ok. Mas o que isso tem a ver com o marketing da minha empresa? Primeiro porque hoje precisamos entender muito mais de comportamento humano – e não só de tecnologia. Não podemos nos esquecer de que o digital e suas plataformas são meios. Segundo porque essa fase da vida é a que vai formar o perfil do consumidor.
Quando muito jovem, o indivíduo dificilmente tem poder de compra. Mas é nesse período que ele vai estabelecer o estilo de vida que vai ter. É o momento de definir princípios que vão conduzir a vida – e também os hábitos de consumo. Isso é uma regra para todos? Não. Mas há uma certa padronização pelos modelos atuais de vida social.
As diferenças de comportamentos dos jovens da atualidade – especialmente quando comparadas com o ditos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) estão postas. É o que aponta o consolidado de estudos conduzidos pela Nielsen entre 2013 e 2016.
Alguns estudos demonstram que as novas gerações de Millennials e Next (ou como alguns preferem chamar de geração Z) vão ultrapassar, já em 2025, a população de baby boomers em mercados maduros, como o dos Estados Unidos.
Pode não parecer muita coisa. Mas a mudança de uma geração para a outra provoca alterações significativas na forma de pensar a vida. E isso certamente vai transformar completamente a forma de expor uma marca e criar relacionamento.
Nova direção
A confiança e vivacidade de quem está entre 18 e 30 anos estão se perdendo ao longo da história. Enfrentar os desafios da modernidade (ou pós-modernidade) não parece algo simples ou fácil. Nunca foi, mas os recursos e a forma como tudo anda acelerado parecem gerar mais pânico e indecisão em uma fase da vida tão crítica.
Foi-se o tempo de sair rapidamente da casa dos pais, tocar a própria vida. Mas tudo parece muito confuso. Ao passo em que prorrogam o fato de encarar a vida adulta sozinhos, também buscam aproveitar o momento, o agora e, em muitos casos, até de forma bastante juvenil. Acampamentos de verão são um exemplo disso.
É estranho dizer, mas eles estão mais conectados e parecem menos sociáveis. Mas ao mesmo tempo vivem uma vida extremamente sociável nos meios digitais. A experiência física recebe novos significados. Facilidade, comodidade, mas também simplicidade passam a fazer parte da rotina.
Há outra mudança cultural também em curso. O minimalismo – tema de um documentário com pessoas que vivem com o menor número de coisas possíveis – também vem ganhando corpo ao longo dos últimos anos. É quase que um combate ao consumismo desenfreado a que somos impostos hoje em dia.
Enfim, consegui te convencer de que é mais do que necessário acompanhar este movimento todo entre as gerações?